HISTÓRIA:

A Liberdade Iluminando o Mundo, mais conhecida como Estátua da Liberdade, está na entrada do porto de Nova York desde 1886. Foi um presente dos franceses, projectada e construída pelo escultor alsaciano Frédéric Auguste Bartholdi (1834-1904), que usou a sua mãe como modelo. Para a construção da estrutura metálica interna da estátua, Bartholdi contou com a assistência do engenheiro francês Gustave Eiffel.
Foi um presente dado por Napoleão, como prémio aos Estados Unidos após uma batalha vencida contra Inglaterra.
O historiador francês Edouard de Laboulaye foi quem primeiro propôs a ideia do presente, e o povo francês arrecadou os fundos para que, em 1875, a equipa do escultor Frederic-Auguste Bartholdi começasse a trabalhar na estátua.
O projecto sofreu alguns contratempos porque naquela época não era politicamente conveniente que, na França imperial, se comemorassem as virtudes da ascendente república norte-americana. Não obstante, com a queda do Imperador Napoleão III, em 1871, ponderou-se a ideia dum presente aos Estados Unidos. Em julho daquele ano, Bartholdi fez uma viagem aos Estados Unidos e encontrou o que ele julgava ser o local ideal para a futura estátua uma ilha na baía de Nova Iorque, chamada Ilha da Liberdade (conhecida como Liberty Island desde 1956).
O historiador francês Edouard de Laboulaye foi quem primeiro propôs a ideia do presente, e o povo francês arrecadou os fundos para que, em 1875, a equipa do escultor Frederic-Auguste Bartholdi começasse a trabalhar na estátua.
O projecto sofreu alguns contratempos porque naquela época não era politicamente conveniente que, na França imperial, se comemorassem as virtudes da ascendente república norte-americana. Não obstante, com a queda do Imperador Napoleão III, em 1871, ponderou-se a ideia dum presente aos Estados Unidos. Em julho daquele ano, Bartholdi fez uma viagem aos Estados Unidos e encontrou o que ele julgava ser o local ideal para a futura estátua uma ilha na baía de Nova Iorque, chamada Ilha da Liberdade (conhecida como Liberty Island desde 1956).
FACTOS DE INTERESSE:

O então presidente dos EUA, Grover Cleveland, prometeu na ocasião que os americanos não se esqueceriam que "a liberdade tem aqui sua pátria e seu lugar não deve ser desleixado." Mas o vento salgado do Atlântico, as emissões dos automóveis de Manhattan e as extremas oscilações de temperatura afectaram o monumento. Nos anos 70 do século passado, a estátua estava completamente enferrujada e deteriorada. Em 1982, o presidente Ronald Reagan criou a comissão organizadora para as comemorações do centenário da Estátua da Liberdade. Em 1984, foram iniciadas as obras de restauração, para as quais foram arrecadados 230 milhões de dólares em doações. No Dia da Independência (4 de julho) de 1986, os norte americanos festejaram a reinauguração do monumento.
A poucos metros da Estátua da Liberdade, no porto de Ellis Island, encontra-se o Muro de Honra dos Imigrantes Norte-Americanos, onde estão inscritos os nomes de 420 mil pessoas. As nacionalidades mais representadas são a Italiana, Russa e Polaca. Os nomes de imigrantes de mais de 130 países estão gravados em painéis de aço inoxidável.
Qualquer imigrante que chegue a qualquer porto norte americano em qualquer ano pode gravar o seu nome no muro, mediante uma doação de 100 dólares à Fundação Estátua da Liberdade – Ellis Island, encarregada da manutenção do monumento nacional dos EUA.
COMO CHEGAR LÁ:
O barco que faz a ligação entre a ilha de Manhattan e a Estátua da Liberdade, o Liberty Ferry, parte de Battery Park todos os 30 minutos a partir das 9.30 até ás 15.30.
Preço do ferry-boat - adultos: $11:50, idosos (a partir dos 62 anos): $9:50,crianças (4-12): $4.50, menos de quatro anos: grátis
SITES:
João Guilherme, 8º 1, nº 15
1 commentaire:
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