dimanche 13 mai 2007

GRANDE MURALHA DA CHINA


A sua história:
A muralha começou a ser construída por volta de 220 a.C. por determinação do primeiro imperador chinês, Qin Shihuang. Embora a Dinastia Qin (ou Ch'in) não tenha deixado relatos sobre as técnicas construtivas que empregou e nem sobre o número de trabalhadores envolvidos, sabe-se que a obra aproveitou uma série de fortificações construídas por reinos anteriores, sendo o aparelho dos muros constituído por grandes blocos de pedra, ligados por argamassa feita de barro. Com aproximadamente 3.000 quilómetros de extensão, a sua função era a de conter as constantes invasões dos povos ao Norte.
Com a morte do imperador Ch'in, iniciou-se na China um período de agitações políticas e de revoltas, durante o qual os trabalhos na Grande Muralha ficaram paralisados. Com a subida da Dinastia Han ao poder, por volta de 205 a.C., reiniciou-se o crescimento chinês e os trabalhos na muralha foram retomados ao longo dos séculos até ao seu esplendor na Dinastia Ming, por volta do século XV, quando adquiriu as actuais feições e uma extensão de cerca de 7.000 quilómetros.


As suas características:
Por não se tratar de uma estrutura única, as características da Grande Muralha variam, de acordo com a região em que os diferentes traços se inscrevem. Por exemplo, perto de Beijing, os muros foram construídos com blocos de pedras de calcário; em outras regiões, podem ser encontrados o granito ou tijolos no aparelho das muralhas; nas regiões mais ocidentais, de desertos onde os materiais são mais escassos, os muros foram construídos com vários elementos, entre os quais faxina (galhos de plantas enfeixados). Em geral os muros apresentam uma largura média de 7 metros na base e de 6 metros no topo, alçando-se a uma altura média de 7,5 metros.
•Além dos muros, em posição dominante sobre os terrenos, a muralha compreende ainda elementos como portas, torres de vigilância e fortes.
•As torres, cujo número é estimado por alguns autores em cerca de 40 mil, permitiam a observação da aproximação e movimentação do inimigo. As sentinelas que as guarneciam serviam-se de um sistema de comunicações que empregava bandeiras coloridas, sinais de fumaça e fogos. De planta quadrada, atingiam até 10 metros de altura, divididas internamente. No pavimento inferior podiam ser encontrados alojamentos para os soldados, estábulos para os animais e depósitos de armas e suprimentos.
•Os fortes guarneciam posições estratégicas, como passos entre as montanhas. Eram dotados de escadas para a infantaria e de rampas para a cavalaria, funcionando como bases de operação. Eram dominados por uma torre de planta quadrada, que se elevava a até 12 metros de altura, e defendiam grandes portões de madeira.

Principais portas:
•As suas passagens mais importantes são:
•Porta Shanhai
•Porta Juyong
•Porta Niángzi

Algumas curiosidades:
•Afirma-se que a Grande Muralha é a única estrutura construída pelo Homem a ser vista da Lua, embora isso não seja confirmado.
•Acredita-se que os trabalhos na muralha ocuparam a mão-de-obra de cerca de 1 milhão de homens (250 mil teriam morrido durante a sua construção), entre soldados, camponeses e cativos.
•Calcula-se que a Grande Muralha tenha empregado cerca de 300 milhões de metros cúbicos de material, o suficiente para erguer 120 pirâmides de Queops ou um muro de dois metros de altura à volta da Linha do Equador.

Ana Catarina Pereira, 8º 1, nº 2

Aucun commentaire: