dimanche 13 mai 2007

KREMLIN, MOSCOVO, RÚSSIA

História:

Em 1156, Yuri Dolgoruky, o fundador de Moscovo, ordena a construção de uma paliçada no pinhal do monte Borovitsky (do russo bor, que significa pinheiro). Para protecção adicional, foi construído um fosso à sua volta. Nos anos que se seguiram foi sendo sucessivamente alargado e um segundo fosso foi construído. Em 1339, são construídas paredes e as primeiras torres do Kremlin. Em 1367 Dmitry Donskoi reconstruiu o Kremlin em pedra calcária, o que deu a Moscovo o nome de cidade branca. Este Kremlin era quase tão grande quanto o actual. Durante o governo de Ivan III, em 1495, são construídos os muros e torres actuais e muitas das igrejas e palácios. Ivan III manda também construir uma praça em frente do Kremlin, hoje chamada Praça Vermelha, para evitar que os inimigos se pudessem aproximar da fortaleza sem serem vistos. No século XVII as torres foram ornamentadas com as cúpulas actuais.

Torres:

A muralha do Kremlin contém 20 torres, das quais a principal é a Torre do Salvador (ou Torre Spasskaya). Continuando no sentido dos ponteiros do relógio, seguem-se as torres do senado, São Nicolau, Arsenal do canto, Arsenal do meio, Trindade, Comandante, Armaria, Borovitskaya, Água, Anunciação, Segredo, duas torres sem nome, Beklemislev, São Constantino e Santa Helena, Alarme e finalmente a torre Czar. Em frente à Torre da Trindade, no exterior do Kremlin, situa-se a Torre kutafya.

Monumentos:

No interior do Kremlin situam-se vários palácios e igrejas. Os mais importantes:

• Palácio do Congressos, construído em 1961.
• Palácio do Grande Kremlin, construído entre 1839 e 1849 como residência dos imperadores e russos.
• Igreja de Deposição do Role, construída entre 1484 e 1488, contém várias pinturas de estilo russo.
• Catedral da Assunção, construída entre 1475 e 1479 pelo arquitecto Aristotele Fioravante. Era Catedral do estado da Rússia; é uma combinação entre o estilo russo e o estilo Renascentista italiano.
• Igreja de Ivan, o Grande, construída entre 1505 e 1508 pelo arquitecto Bom Fryazim; tem um sino de 200 toneladas; em 1600, a torre é elevada até uma altura de 81 metros.
• Catedral da Anunciação, construída entre 1484 e 1489, era a Catedral privada dos czares.
• Catedral do Arcanjo, construída entre 1505 e 1508; estão aqui enterrados vários príncipes e czares.

Ocupações:

Embora sem fortaleza imponente, o Kremlin sofreu vários ataques dos quais alguns levaram à sua ocupação.

• Em 1612, os senhores feudais da Polónia e lituânia invadem Moscovo e apoderam- se do Kremlin.
• Em 1812, Napoleão destrói as 6 das torres do Kremlin, que foram reconstruídas entre 1816 e 1819.
• Em 1917,trabalhadores revolucionários e soldados russos invadem o Kremlin e tomam o poder.

André Esteves, 8º 1, nº 4

Aucun commentaire: