dimanche 13 mai 2007

TIMBUKTU, MALI


Timbuktu é uma cidade na região de Tombouctou, no Mali, em África. É a casa da prestigiada Universidade de Qur'anic Sankore e outros importantes edifícios. Foi também a capital intelectual e espiritual e centro de propagação do Islão para África nos séculos XV e XVI. As suas três grandes mesquitas, Djingareyber, Sankore e Sidi Yahya, fazem lembrar a idade avançada do Timbuktu. Apesar de várias e continuadas reparações, estes monumentos estão em risco de desertificação.
O Timbuktu é populado por povos como os Songhay, os Tuareg, os Fulani, e os Moorish e fica a 15 quilómetros do Rio Níger. É também o ponto de intercepção de um centro de comércio através do Sahara e até Araouane. Era historicamente importante (e ainda é nos nossos dias) como um entreposto para a rocha salgada do Taoudenni. A sua localização geográfica fez com que se tornasse o ponto de encontro das populações Africanas próximas, de nómadas, árabes e outros povos de norte. A longa contribuição do Timbuktu para o Islão e para o resto do mundo era ao nível escolar. No século XIV, importantes livros e documentos foram escritos e copiados no Timbuktu, estabelecendo a cidade como o centro de uma significante tradição escrita em África. O Timbuktu foi fundado pelo nómada Tuareg talvez no início do século X. De acordo com a etimologia popular, o nome Timbuktu é composto por “tin” que significa “lugar” e “buktu”, que é o nome de uma velha mulher do Mali conhecida pela sua honestidade e que vivera na região. Tuareg e outros viajantes confiaram a esta mulher todos os seus objectos para os quais não tinham uso na viagem de regresso para o norte. As duas palavras (Tin e Buktu) acabaram por se fundir e dar origem a apenas uma: Timbuktu. Durante o início do século XV, um grande nùmero de instituições Islâmicas foram construídas. A mais famosa é a mesquita de Sankore, também conhecida como Universidade de Sankore.
Nos anos 90, o Timbuktu foi atacado por povos de Tuareg, povos tentando construir o seu próprio estado. A rebelião dos Tuareg foi simbolicamente terminada com uma queima das armas na cidade em 1996. Hoje, o Timbuktu é uma cidade importante e apesar da sua reputação é um importante centro atractivo aos turistas. É uma das oito regiões do Mali e é a casa do governador local. Devido à grande extensão de deserto, o Timbuktu está na lista de lugares do mundo em perigo desde 1990. Actualmente, o Timbuktu é um concorrente para a lista das “Novas Sete Maravilhas Do Mundo”.



Raquel, 8º 1, nº 18

1 commentaire:

Timbuktu mali a dit…

Nice post. There are different mosques in Mali. Djenneis very famous place in Mali. It is most visited place by the muslims. You can see the beautiful architecture in the mosque.The great mosque of djenne was built on an elevated platform of 62,500 square feet.