dimanche 13 mai 2007

BASÍLICA DE SANTA SOFIA, ISTAMBUL, TURQUIA

História

•Antiga capital do Império do mesmo nome, constituído pela parte oriental do Império Romano, Bizâncio foi, em 330, rebaptizada pelo imperador Constantino, transformando-se, sob o nome de Constantinopla (Constantinópolis), no centro da Igreja Oriental grego-ortodoxa. O esplendor da cidade enriquecida pela sua posição geográfica no ponto de cruzamento das importantes vias comerciais, manifestou-se principalmente no século VI, durante o reinado do imperador Justiniano, o Grande. Foi graças a ele que diversas igrejas foram erguidas na cidade, destacando-se entre elas a de Santa , construída em 532 para servir de sede ao Patriarcado.
•O substantivo SOPHIA significa em grego, sabedoria. Dado esse nome à igreja, esta tornou-se simbolicamente, a depositária da santificada sapiência e transformou-se no centro da vida eclesiástica da Igreja Oriental. Destruída parcialmente em 558 por um terramoto, foi aperfeiçoada e enriquecida pelo arquitecto Isidoro, o Jovem.
•Nenhum edifício bizantino posterior ultrapassou Santa em maturidade de ordenação da estrutura interna. A vasta nave central, coroada por uma enorme cúpula e ladeada por duas semi-cúpulas, produziu notáveis efeitos acústicos, tão a gosto da sumptuosa liturgia grego-ortodoxa. A influência dessa igreja seria sentida até no Ocidente; inspiraram-se nela os arquitectos da basílica de São Marcos em Veneza, da igreja de São Vital de Ravena e até da catedral de Aquisgrano, na Alemanha.

•O santuário de Santa foi separado da nave por uma fina parede, dentro da qual a porta central, chamada Porta Santa, e localizada defronte do altar, aprofundava o ambiente de mistério que caracteriza a liturgia local.
•No interior da igreja, outrora rico em mosaicos ocultos sob o reboco em época turca, e hoje em parte redescobertos, encontram-se numerosos exemplares de esculturas entalhadas, de capitéis rendilhados e de preciosos mármores policromos. Transformada Santa em mesquita, após a queda de Constantinopla, foram acrescentados diversos minaretes que, justapostos às imponentes moles, modificaram a primitiva estrutura externa, enquanto o aspecto interno foi alterado cobrindo-se os elementos decorativos cristãos.
•A queda do Império Otomano e a tomada do poder na Turquia pelo governo de Kemal Ataturk, conduziram à transformação, da então mesquita, num museu bizantino. Este mantém as características externas bizantino-cristãs conjugadas com as ulteriores adições muçulmanas; ao seu interior, porém, devolveram-se as primitivas características bizantinas, graças à remoção das camadas que as cobriam.


O esplendor da Basílica



•A arquitectura bizantina emerge com as qualidades de um grande estilo - a conjugação de estrutura e da decoração. Mas o que sucede ao outro elemento da arquitetura, a função? Para quê tudo isto? As igrejas não são menos funcionais do que os laboratórios; ocorrem determinados acontecimentos no seu interior, em função dos quais têm de ser projectadas. A liturgia bizantina e a planta das suas igrejas constituíam também - tal como a estrutura e a decoração - uma unidade integrada. Este aspecto foi discutido; diz-se que a planta altamente centrada - como em Ravena ou em Hagia Sophia - proporcionava uma área central, por baixo da cúpula, mas que o altar era relegado para segundo plano, ficando numa pequena abside. Esta afirmação, porém, deturpa a liturgia bizantina, confundindo-a com a liturgia ocidental ou romana, onde o clímax, a elevação do sacramento, tem lugar no extremo da longa perspectiva da nave central, no altar-mor. Todavia, este clímax não era o momento supremo da cerimónia bizantina.

http://www.ecclesia.com.br/.../aghia_sophia_texto.htm


Características gerais do edifício

Hagia Sophia foi construída com base numa basílica. Aparentemente, haveria uma nave central, uma a norte, outra a sul e dois nártexes a oeste.
•Só na nave central é possível avistar a cúpula. A galeria foi construída num segundo piso por cima de duas naves laterais e do nártex interior. A distância do portão imperial ao abside (oratório) é de 79,3 metros. O comprimento do edifício é de aproximadamente 100 metros, a largura da nave principal é de 32,3 metros e junto com a das naves laterais obtemos uma largura total de 70 metros. Dessas medidas conclui-se que Hagia Sophia cobre uma área de aproximadamente 7000 metros quadrados, sendo a quarta mais larga, bem como a mais antiga igreja depois de S. Pedro em Roma, a Catedral de Sevilha e a Catedral de Milão.
•Após ter sido utilizada como mesquita por quase 500 anos, depois de 1453, as estruturas islâmicas, tais como os minaretes construídos nos cantos do edifício principal, a fonte (sadirvan), o mausoléu (turbe), e o refeitório (imare), deram a Hagia Sophia um aspecto de mesquita. Consequentemente, a arquitectura característica do século VI aparece quase exclusivamente no interior do edifício.

http://pt.wikipedia.org/



Ana Catarina Sousa, 8º 1, nº 1

1 commentaire:

Anonyme a dit…

pudim!